terça-feira, 3 de abril de 2012

Medo de inseto - pavor de barata



Atenção: Qualquer semelhança da personagem abaixo com a minha pessoa e mera coincidência. Nomes e datas foram ocultados para a proteção e o não constrangimento da vítima.

“Em uma bela noite, uma moça sentada em frente seu computador, estava a escrever lindamente um texto para seu blog, quando um inseto horrível parecido com grilo misturado louva-deus e voando como uma barata pousa perto dela... Essa menina questiona a Deus por que os insetos gostam de tentar matá-la, e questiona também por que, podem existir mil pessoas em uma sala, mas o inseto horrível vem sempre pro lado dela...”

   Esse relato que aconteceu com a minha coleguinha, me fez questionar o porquê as pessoas tem tanto medo de insetos, em especial da barata. Pelo sendo comum, nós vemos os insetos como seres bem pequenos, sem inteligência, e muito fracos se comparamos aos humanos... Então se são tão frágeis assim, por que temos tanto medo, nojo ou simplesmente evitamos ao máximo?

  O medo de insetos tem nome: Entomofobia.
Essa se caracteriza por qualquer aversão a insetos e artrópodes. Aversões que variam de evitar os animais até crises de pânico.
As teorias que visam explicar esses medos apóiam que poderia haver uma predisposição foligenética, ou seja, comportamentos evolutivos que visam a detecção de perigos para assim evitá-los. Esse comportamento estaria ligado a uma associação que os humanos fazem aos insetos com seres que trazem doenças ou animais predadores da espécie. O medo também poderia surgir a partir da observação de alguém manifestando medo ao se aproximar de tais insetos.

  A barata é um inseto, especial. O fóssil mais antigo de uma barata é datado há aproximadamente 400 mil anos. Enquanto o homem existe há apenas 100 mil anos.
Além de ser mais velhas que o homem as baratas, são de uma resistência incrível! Elas sobrevivem a altos níveis de radiação, bombas, e vivem até sem cabeça! O coração e o sistema nervoso da barata são espalhados pelo abdômen e o dorço do animal. Sua respiração acontece por poros espalhados pelo corpo, todos esses fatores contribuem para a quase imortalidade da barata. Ainda mais sofisticada é sua reprodução; ela só precisa fazer sexo uma vez, para botar ovos por todo mundo pelo resto de sua vida.
Com mais de 3.500 espécies datas até hoje espalhadas pelo mundo, somente 1% são encontradas no ambiente doméstico (graças a Deus).

  O medo de barata pode ser justificado como uma proteção do subconsciente, de uma pessoa com alergia a esse ser, ou seja, o corpo se defende criando um medo do animal e dos parasitas contidos nele.
  Estudos também revelam que o medo a esse ser deve-se a associação ao habitat poluído. O nojo gerado por tudo aquilo que a barata pode trazer desse ambiente pode acarretar conscientemente ou inconscientemente num medo disfarçado.
  Curiosamente estudos também revelam grande atração por parte das baratas à bebidas alcoólicas como cerveja. Então concluo que é por isso que as baratas ao invés de morrem quando jogamos álcool ou inseticida, ficam doidonas, zonzas e saem correndo como se não houvesse amanha, e mais tarde aparecem novas em folha. 
...

Apesar das milhares, milhões ou bilhões de pessoas pelo mundo querendo ao máximo evitar esses seres, tem gente que gosta... Tem gosto pra tudo né...